quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Desvendando a Tabela Nutricional


"Olho a tabela nutricional mas não entendo nada!", ou "Só a quantidade de calorias é importante?", são frases comuns ditas pela maioria das pessoas que deseja obter informações sobre determinado alimento, mas que não compreende muita coisa sobre o assunto. Pois bem, o post de hoje vai solucionar o seu problema e de toda a galera que ainda não desvendou o "mistério" da bendita informação nutricional atrás dos produtos

Tem que olhar mesmo viu? Sem vergonha! Um produto qualquer, seja ele "saudável" ou não, pode obter quantidades de gordura ou açúcar variadas só se observarmos marcas diferentes. 

O erro mais comum é achar que o valor calórico é o dado mais importante de uma tabela, mas não esqueça que o sódio por exemplo, é um dos maiores inimigos do corpo humano. Além disso, o valor calórico, as vezes, pode ser bem pouco mas talvez seja porque o tamanho da porção avaliada também é pequeno. Cuidado!

As porções designadas em cada pacote de produto estão ali para facilitar a nossa vida, uma questão de praticidade. Porém para calcular você mesmo, não precisa ser phd em nutrição ou fazer cálculo 4, ok? É só fazer a conversão em gramas de carboidratos, proteínas e gorduras para calorias e somar. {carboidrátos x 4 / proteínas x 4 / gorduras x 9}. Simples assim!

Outra dúvida recorrente é: O que seria %VD?
Significa "valor diário", ou seja, o que seria recomendado para um adulto comer por dia e ter uma boa saúde, sem faltar nem sobrar nutrientes. Por exemplo, quantidade de fibras recomendada, é de 30 gramas!

Caso seu objetivo seja emagrecer ou definir, fique mais que atento na quantidade de gorduras ruins. Tente não ingerir mais de 1,5 gramas por refeição!

Olha um exemplo de tabela aí:



Resumão B A BÁ procê!

  • Carboidratos e Proteínas - Não é possível taxar um valor ideal pois depende do seu plano alimentar e do objetivo de cada um. Mas o mínimo de 60 gramas de proteínas por dia, tá bom;
  • Gorduras totais - Até 4 gramas está ok;
  • Gorduras saturadas - Quanto menos, melhor! São gorduras de qualidade ruim, portanto, até 2 gramas por refeição é aceitável, mais que isso, evite ao máximo;
  • Gorduras poliinsaturadas - calóricas? sim. Porém, fazem bem para a saúde, pode investir nessa;
  • Fibras - 5 gramas ou mais por refeição, seria perfeito;
  • Sódio - Quanto mais baixo melhor! (Meu inimigo eterno, viu?). Mas a OMS recomenda 2 gramas por dia;
  • Colesterol - A recomendação é de 300mg por dia, e cuidado para não passar de 15 no VD!
  • Açúcar - faz parte dos carboidratos e não tem valor estipulado, porém como reza a lenda: quanto menos açúcar, melhor!


Aproveitem as dicas! :)

6 comentários:

  1. Muito bom, Di! Vamos emagrecendo de forma saudável, sem essas dietas malucas :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e as dicas! Tá muito bom! Parabéns, Ingrid!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as dicas :) Espero um dia ter força de vontade pra segui-las hahaha! parabens!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, tenho várias duvidas sobre isso!

    ResponderExcluir
  5. Adorei! minha guru do fitness!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoreii!! Muito legal, Ingrid!
    Parabéns ;)

    ResponderExcluir