Diretamente das academias de policia dos Estados Unidos, uma mistura de ginástica, levantamento de peso e atletismo promete proporcionar ao indivíduo condicionamento, força e resistência. O que mais queremos?
Criado pelo treinador americano, Greg Glassman, em 1995, o CrossFit passou por academias de polícia dos Estados Unidos, Canadá e até de lugares da Europa. Apesar de parecer pauleira, a atividade é indicada para todas as idades, o que muda é a intensidade do treino. Todo movimento do crossfit é adaptável, por isso alunos de 16 a 80 anos podem participar, até mesmo com problemas nos joelhos, ombros ou coluna.
Porque é bom?
- resistência cardiovascular;
- qualidade do sistema respiratório;
- capacidade muscular;
- força;
- potência;
- precisão;
- agilidade;
- coordenação;
- flexibilidade;
- equilíbrio
PERDER PESO e GANHAR MASS são consequências.
A galera que odeia a monotonia das séries de musculação vão adorar a atividade! Não existe a rotina de praticar sempre os mesmo exercícios. Quando chega no treinamento não se sabe exatamente como será a atividade e por isso são estimulados pela não convencionalidade - muito encontrada em academias comuns.
Início - aquecimento
Após - técnica (busca aperfeiçoar a execução dos movimentos)
E enfim, o treino - conhecido como WOD - workout of the day - momento de exercícios sem intervalo e em alta intensidade num tempo curto (de 10 a 20 minutos).
Tipos de WOD:
- série no menor tempo possível
- movimentos o maior número de vezes que conseguir num intervalo determinado
- faz série aumentando o peso até a carga máxima que suporta (mais avançado)
Como são os exercícios?
Trabalham o corpo todo. Entre eles têm os conhecidos agachamento, burpees e saltos. O objeto é simular atividades do cotidiano, com o uso de objetos (barras, anilhas, pneus, argolas, caixas e cordas).
Os iniciantes começam geralmente em aulas testes, com sessões de adaptações. Claro, com intensidade reduzida, menor número de exercícios e carga. As aulas podem ser individuais ou em grupo. O bacana do treino é que estimula uma disputa consigo mesmo, a fim de superar os próprios limites.
Como fazer?
Uma maneira é executar 5 repetições de um mesmo exercício e seguir para outros 8 com a mesma quantidade de repetições. Quando finalizar o último recomece toda a série mais 2 vezes. A ideia é fazer o treino todo sem pausa, mas se necessário retome o fôlego e continue.
Confiram vídeos de treinamentos intensos só para dar um gostinho, mas lembrando sempre que cada corpo é um corpo e será possível adaptar os exercícios para a sua necessidade!
Os vídeos fazem parte de um canal só de CrossFit, vale conferir o resto do conteúdo aqui!
DICA: O site GymPass é a boa para os cariocas, eles oferecem planos nas academias ilimitadas ou avulsas. Tem várias opções de academias, mas eu particularmente, vou começar a frequentar a do Leblon. Segue o link aqui!
Quero saber se você pratica ou se ficou com vontade! Conta aí nos comentários :)
Muito bacana essa matéria, é uma alternativa muito interessante pra quem não tem paciencia pra academia. Esse Josh Bridges é muito fera!! Voce fica cansado só de olhar o video... hahahahaha
ResponderExcluiruau! Parece muito intenso! Não sei se teria a energia para levantar esse peso :)
ResponderExcluirUm dia eu chego lá....hahaha
ResponderExcluirAE!! Muito bom o blog!!
ResponderExcluirBjs Carol
tava curiosa pra saber mais sobre cross fit!! esse post esclareceu muito! valeu ingriddd!!
ResponderExcluir